domingo, 6 de março de 2011

RETIRANDO: VÍRUS! SPYWARE!! CAVALO DE TRÓIA!!! UFA...

Como retirar vírus do computador?
Como retirar spyware do computador?
Como retirar cavalo de tróia do computador?
O ideal é se proteger para que estas pragas não invadam o seu micro, porém, nem sempre isso ocorre.
Como se proteger?
A primeira regra para não ser infectado com vírus, spywares, malwares, cavalos de tróia e uma infinidade de outras pragas que invadem os computadores é escolher bem os sites que serão acessados e não clicar em qualquer coisa que chega por e-mail.
Vale também lembrar que vírus se propagam em quase todo tipo de mídia, logo tome muito cuidado ao copiar aquele DVD cheio de jogos pirata que seu “amigo” levou na sua casa. O mesmo vale para os pen-drives. Com a facilidade de acesso aos gravadores de CD e DVD, pendrives, MP3 players (com memórias cada vez maiores), e vários outros meios de armazenamento de informações, a disseminação de vírus por estes meios também aumentaram bastante.
A medida de segurança mais óbvia e comum, é ter uma antivirus instalado e rodando constantemente em seu computador. Porém, nãs basta que o antivirus esteja instalado, ele precisa estar atualizado, pois todos os dias surgem novos virus e “mutações” dos já existentes. Portanto, mantenha o seu antivirus atualizado.
E de tempos em tempos, lembre-se de agendar uma varredura completa no sistema pelo seu software de antivirus.
Outra medida de segurança importante, é manter o firewall ativo e bem configurado. O firewall evita que os programas maliciosos acessem a internet sem o seu consentimento. Ao barrar o acesso destes programas à internet, você estará evitando que ele traga para o seu computador outros programas do mesmo tipo. Alguns até se atualizam usando a conexão à internet. Dessa forma, vão se tornando cada vez mais especializados e mais difícies de detectar e remover.
Bem, mas o que fazer se o seu computador já está infectado? Pra começar, como você pode ter certeza de que há mesmo um virus em seu computador? O melhor seria se seu antivirus lhe dissesse isso! Porém, se ele estiver desatualizado, atualize-o e faça uma varredura completa. Se não for possível atualizar por algum motivo, faça a varredura assim mesmo, pois pode ser que algum vírus mais “antigo” seja encontrado e removido.
Dos antivírus grátis, sugiro o AVG, porém em computadores "lentos" ele não é ideal; o Avira seria mais indicado nesse caso. Dos pagos eu indico o McAfee e o kaspersky. Indico severamente pagar a assinatura de um antivírus. A qualidade, segurança e tranquilidade valem a mensalidade.
Além dos antivirus, há programas mais específicos para remover os spywares. Os spywares são uma classificação diferente de pragas virtuais. São também programas que prejudicam o funcionamento do seu computador, porém isso ocorre como efeito colateral e não como objetivo, como é o caso dos vírus. Os spywares em geral, têm finalidades diversas: exibir propaganda, direcionar tráfego para algum site ou uma rede de sites, roubar senhas de banco e outras senhas, etc… Enfim, o dano causado não precisa ser direto.
Para fazer uma verredura em seu computador e encontrar os spywares, utilize o Ad-Aware. O Ad-Aware é um antispyware gratuito e bom. Há também o Spybot que pode ser utilizado. Faça o download, instale e mande o programa fazer uma varredura completa. Isso deve reduzir bastante (se não acabar) o número de spywares em seu computador.

Há casos específicos e que com apenas antivírus ou anti-spywares, você não conseguirá remover as pragas instaladas; já tive que usar vários caminhos para retira-los do meu pc, e sei como isso custa tempo e dinheiro.

Caso tenha mais alguma dúvida, comente aqui que responderei diretamente no seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário