terça-feira, 21 de junho de 2011

Hoax : a "travessura" dos "sem o que fazer"...

Quem possui um endereço eletrônico muito provavelmente já recebeu avisos como "cuidado, vírus novo na internet" ou "serviço tal vai passar a ser pago", que terminam instruindo que se repasse para o maior número de pessoas possível.

O conceito se chama hoax, que significa "travessura" em inglês. Os temas das mensagens, elaboradas por desocupados mal-intencionados, variam. São desde alertas contra pragas virtuais a instruções de como reagir em assaltos ou ainda denúncias, assinadas em nome de pessoas ou instituições.

Os internautas, uma vez convencidos de que estão diante de uma informação benéfica, sentem-se na obrigação de passar aos amigos e familiares, como um serviço de utilidade pública. Quem recebe, por sua vez, confia em quem enviou e acaba passando para frente também.

Congestionamento da rede
Segundo Eurico Brás, diretor da Brás & Figueiredo, revendedora da Microsoft, o hoax é "uma praga passiva, que o faz perder seu tempo com uma inutilidade. Dependendo da mensagem, até causa pânico desnecessário".

O objetivo, explica Brás, é criar um alto fluxo de mensagens inúteis e congestionar a rede, aumentando o uso de banda e do tempo do servidor.

Como identificar
Para evitar a perda de tempo e o incômodo de encher a caixa de entrada de seus queridos com e-mails inúteis, Brás dá a dica: quando terminar em "repasse para o maior número de pessoas possível", certamente se trata de um hoax.

Além disso, vale ressaltar que o cuidado com as mensagens recebidas também previne que você caia em armadilhas de criminosos virtuais, que usam os e-mails fraudulentos para fins mais prejudiciais.

Um dos meios mais comuns e perigosos é o phishing. Hackers enviam mensagens falsas que enganam o internauta e o instruem a clicar em links que baixam pragas para seu micro, como vírus ou programas espiões; ou o levam a sites fraudulentos onde dados sensíveis, como senhas ou números de documentos, são coletados.

O que fazer ?
Quando receber uma mensagem de conteúdo alarmante, seja ela repassada por alguém confiável ou não, e, supostamente, assinada por quem for (empresa de telefonia, cobrança, saúde, órgão público), não faça cliques, downloads nem a repasse.

Empresas e instituições responsáveis nunca dependem do boca-a-boca virtual para avisos importantes. Desconfiança é a chave da segurança digital.

Abra uma nova janela e vá ao site da organização, onde provavelmente deverá haver um recado caso o alerta seja verdadeiro. Outra opção é ligar e confirmar a informação.


Fonte: http://www.administradores.com.br

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